domingo, 30 de janeiro de 2011

Diario da mamãe - 30/01/2011

O bebê:

O Allison está chutando cada vez mais forte, da para senti-lo muito bem agora.... É muito BOM sentir ele mexendo de um lado para o outro, as vezes ele se embolata num cantinho e também da umas tremidinhas... mais o que ele mais gosta é quando o papai chega do trabalho e coloca a mão, ele é muito puxa saco do papai... Se vira todinho SÓ PARA CHAMAR A ATENÇÂO!!!! hehehe!!!

Ele está com 26 semanas, já está no seu último trimestre dentro do ventre... logo logo esse garotinho estará aqui... aiaiaiaiiii como será o rostinho dele???

Fico brincando na net, olhando os rostinhos de bebês e imaginando de como será o meu!!! Já fiz uma pasta com varios rosto!!! COISA DE GRAVIDA!!!!  


A Mamãe:

Nessa época do ano o calor é execivo...
Com isso eu acabo tendo algumas vezes falta de ar...
Queda de preção...
Mal estar... passei um pouco mal!!!
O jeito é ter que se refrescar com muitos banhos e sorvetes... heeeeee!!!
Tentar não engordar muito é o meu dilema...  Esse mes eu passei do peso, engordei 4kl em um mês... isso é coisa séria!!!
Tenho que trocar pão, leite integral por pão com cereal e leite de soja.
Muito mais saldavel!!!
A asia na noite agora é constante. Eu tomo uma limonada MARAVILHOSA que meu marido faz e passa na hora.

Agora é a correria do preparativo do chá de bebê... entrega de convite pra lá e pra cá... uma função, mais muito boa, a gente ve as amigas e coloca as fofocas em dia.
Mais é um bom momento de ir planejando a festinha e ir fazendo as encomendas.

O Papai:
O papai fica preocupado com o bem estar da mamãe e em arrumar o ninhozinho... e se encomoda as vezes com o meu mal estar... pois ele quer me ver bem sempre!  Ele está ancioso com a chegada do Allison e pede para ele sair da barriga... hahaha!!! O papai da beijinhus e conversa com ele, é bom para ele se acostumar com a  voz, pois quando ele sair da barriga já vai reconhecer o son e ficar calmo.
Postado por: Alexandra Santos

sábado, 22 de janeiro de 2011

Desenvolvimento fetal - 25, 26 e 27 semanas

"O desejo sexual aumenta e o casal entra numa fase muito harmônica.
Aproveite para curtir o crescimento da barriga, a alegria do bebê e os movimentos que ele faz"

O bebê

Neste período o bebê pode dormir enquanto a mãe está acordada e passar a noite toda em atividade, atrapalhando o sono da mãe.
Mas ele está feliz da vida! E já tem 1 kg.

A mãe

Vale repetir: esqueça os conselhos de mãe, sogra e comadre. Confie no seu médico! Faça a dieta aconselhada, os exercícios para preparar a musculatura e a respiração para o parto.
Uma atividade de bons resultados é a hidroginástica, que você pode praticar do quarto mês até o fim da gravidez.
No dia-a-dia, é frequente o endurecimento da barriga por movimentos bruscos do bebê - ação e reação: ele chuta, o útero contrai.
A partir dessa fase, se viajar de carro, mude frequentemente de posição, estique os pés. Se estiver dirigindo, pare a cada 2 horas e descanse - no mínimo - 15 minutos. Não existe mais o mito de não poder andar de avião; pode sim, até o sétimo mês.

O pai

O desejo sexual aumenta e o casal entra numa fase muito harmônica. Aproveite para curtir o crescimento da barriga, a alegria do bebê e os movimentos que faz para crescer e se preparar para o nascimento.

fonte: http://delas.ig.com.br/filhos/gravidez/13a16semana/p1237504877140.html

sábado, 15 de janeiro de 2011

Sentidos do Feto

Não é só o corpo que se forma durante a gravidez. A personalidade, a inteligência e os traumas também estão em gestação.

Por Denis Russo Burgierman
Imagine como seria passar nove meses trancado em uma sala escura e morna, dormindo 16 horas por dia. O lugar, apertadinho, sem ser desconfortável, é envolvido por uma marcação de tambor constante, que não pára nem durante a noite, e por um barulho esquisito de líquidos borbulhando. Você ouve, sem poder entender, conversas abafadas do lado de fora, nas quais predomina sempre uma voz feminina clara, que parece vir de todos os lados ao mesmo tempo. Não há muito o que fazer lá dentro além de brincar com o saco transparente que te embrulha e beber o líquido quase sempre doce à sua volta.
Você já passou por isso, é óbvio — durante a sua gestação. E hoje se sabe que esse período marcou você para sempre, moldando o seu jeito de ser, os seus medos e o seu humor. A velocidade daquela batida de tambor, o carinho ou o desprezo expressos nas vozes difusas, o gosto do líquido e outros estímulos mais sutis são tudo o que um feto conhece até o parto. Se essa experiência for agradável, tudo vai evoluir para uma criança tranqüila e sensível. Se não, a gravidez pode provocar distúrbios psicológicos graves, até mesmo esquizofrenia e autismo.
Desde o começo da gestação, os sentimentos e os humores maternos afetam o filho, que está exposto aos mesmos hormônios que ela. Fetos rejeitados são candidatos sérios a distúrbios de comportamento.

A sala escura onde você ficou trancado é o útero de sua mãe e a batida de tambor é o coração dela. Os borbulhos que você ouviu vêm do intestino materno. As vozes abafadas são as conversas lá fora, que chegaram até você a partir do quarto mês da gravidez, quando seus ouvidos começaram a funcionar. A voz que predomina é a da sua mãe, porque alcança seus ouvidos por dois caminhos diferentes: vinda de fora, propagada pelo ar, e transmitida pelo corpo, direto das cordas vocais dela até você.
"Para a criança, essas coisas não são simples estímulos", diz a psicóloga Vera Iaconeli, professora da Universidade Paulista (Unip) e especializada em psiquismo fetal. "Aquilo é a vida, é tudo." Por isso, se a gestação for desagradável, a criança já vai sair do quarto escuro com uma impressão ruim da própria existência. Segundo estudos recentes, filhos indesejados pela mãe têm maior chance de nascer esquizofrênicos ou autistas. As duas doenças têm em comum o fato de se caracterizarem pela fuga do mundo real. São uma forma de se proteger da hostilidade dos outros.

Percepção sensorial
Mas como é que os filhotes percebem que são indesejados? Telepatia? Não. É que eles estão ligados à mãe pelo cordão umbilical. Se ela fica assustada, libera substâncias que também vão agir neles. Ansiedade, nervosismo e depressão também são transmitidos quimicamente por hormônios. "Toda situação de estresse atinge o feto".



Emoções transmitidas
Desconfortos passageiros, como o criado por Reinold, não provocam danos irremediáveis, é claro. Mas quando a gestante passa o tempo todo deprimida por não querer a criança, culpando-a pela guinada do destino que uma gravidez pode representar, aí o feto sentirá o golpe, como se soubesse de tudo. "Ele certamente vai perceber que algo não anda bem e sofrerá", afirma a neurologista Maria Valeriana Moura Ribeiro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo.
Até a década passada, achava-se que só depois dos seis meses de gestação os futuros rebentos seriam sensíveis a esse tipo de estímulo. Afinal, é só no término da gravidez que as áreas do cérebro responsáveis pela memória começam a funcionar. Mas, com a sofisticação da aparelhagem de ultra-som, ocorrida nos últimos cinco anos, foi possível observar com precisão as reações intra-uterinas. Hoje, o obstetra consegue enxergar, com cores e imagens tridimensionais, até o movimento ocular do futuro bebê. Com tantas informações novas, descobriu-se que ele reage aos estímulos hormonais a partir do segundo mês de gestação.
Há quem vá ainda mais longe. O médico Eliezer Berenstein, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, acha que existe memória desde a concepção. "Mesmo antes que haja neurônios, as células devem ter alguma maneira de registrar quimicamente o que lhes aconteceu", acredita ele. "Assim, ajudariam o embrião a não repetir experiências ruins."
Depois do quarto mês, o feto já reage a sons e ao toque e começa a criar o vínculo afetivo profundo com a mãe.

Não são só químicos os estímulos intra-uterinos que podem influir na personalidade de quem vai nascer. A partir do quarto mês, já há vários sentidos desenvolvidos, inclusive a audição. No século passado, os médicos achavam que o útero era uma cápsula acusticamente isolada do mundo. A criança ficaria então protegida de qualquer barulho que prejudicasse o seu desenvolvimento.
Nos anos 70, obstetras colocaram microfones no interior do corpo de gestantes e concluíram que os sons chegavam, sim, até lá dentro, mas que os barulhos internos da mulher eram tão fortes que pareciam abafar qualquer ruído externo, a não ser que o volume fosse muito alto. Hoje se sabe que o inquilino do útero fica bem mais protegido dos ruídos internos do que se imaginava (na verdade, os resultados anteriores tinham sido obtidos com microfones de má qualidade) e se encontra mais exposto aos sons que vêm de fora.

Conversas de carinho
Nos últimos anos, surgiram experiências com hidrofones (microfones que funcionam em meios líquidos). A conclusão foi de que as conversas de fora podem, sim, ser ouvidas, mas atenuadas pela gordura e pelos tecidos da mãe — um grito lá fora soa como um lamento em voz baixa. Os resultados apontaram outra novidade: vozes graves, como a masculina, chegam mais fortes que sons agudos, como a voz feminina.
"Quem sabe, não é um recurso da natureza para habituar a criança também à voz do pai?", se pergunta Berenstein. "A maioria dos homens não sabe o que fazer durante a gravidez e, com medo de parecerem desajeitados ou ridículos, evitam conversar com o filho em gestação", constata o obstetra. Ele costuma aconselhar seus pacientes a falar constantemente com o futuro filho, demonstrando carinho. É claro que ele não vai entender o sentido das palavras, mas, assim como um pequerrucho qualquer, percebe e se incomoda quando os pais estão bravos ou tristes e gosta de ser tratado com afeto.
A voz da mãe chega com relativa clareza até os ouvidos do filho. "Ele se habitua a ela", diz a psicóloga Iaconeli. "Por isso, mesmo um recém-nascido reconhece a fala materna e se acalma com ela, o que prova que a relação foi construída durante a gestação."

Massagem precoce
Outro sentido bem desenvolvido aos quatro meses é o tato.
"É importante massagear a barriga, tocá-la sempre, fazer o feto sentir que recebe atenção", explica Berenstein. "Na década passada, achava-se que os bebês de proveta eram mais inteligentes", conta. "Depois descobrimos o que causava essa impressão: como a gestação deles é assistida mais de perto por motivos médicos, recebem mais estímulos e se desenvolvem melhor."
O ideal é que toda gestação mereça o mesmo cuidado. O psicólogo francês Jean-Pierre Lecanuet, um dos maiores especialistas mundiais nos sentidos do feto, admitiu à SUPER que "muitas das coisas que estamos descobrindo agora são uma simples confirmação daquilo que alguns pais sempre souberam". Ou seja, que seus filhos precisam de carinho antes mesmo de vir à luz.
Nos últimos três meses de gravidez, o bebê já percebe muito do que acontece ao seu redor. Alguns pesquisadores acham que ele até começa a apreciar música e a se acostumar com a linguagem.

Quando o bebê chega aos seis meses de gestação, tem boa parte dos sentidos de um adulto. O sistema auditivo está completo, ele já percebe diferenças de claridade, tem tato no corpo inteiro, além de paladar e olfato. Por isso, alguns acontecimentos traumáticos nessa fase podem ficar em sua memória inconsciente. "No final da gestação, o feto é mais esperto do que o recém-nascido", diz Vera Iaconeli.
É que, boiando no líquido amniótico, ele consegue se mover com mais facilidade do que depois de nascer, quando seus membros lhe parecem pesados demais.

Prazer e aversão
"Nessa fase, o bebê suga, chupa o dedo, mexe as pálpebras, soluça, brinca com o cordão umbilical", enumera Maria Valeriana, da Unicamp. "Às vezes, ele também chora." Os modernos aparelhos de ultra-som descobriram que, além de tudo isso, ele começa a sorrir quando algo o agrada e demonstra claramente quando sente aversão. Se a mãe come um quitute diferente, com um toque muito amargo, o líquido amniótico fica amargo também e a fisionomia do feto deixa claro que ele não gostou nada da receita exótica.
O ultra-som também revelou, pelo movimento ocular, que o feto sonha. "Ele passa 16 horas por dia dormindo e sonha durante 65% desse tempo", diz o neurologista Rubens Reimão, especialista em distúrbios do sono. Não se sabe bem com o que ele sonha. Provavelmente, repassa o que passou durante as breves vigílias. "O final da gestação é a época em que se estabelece a maior quantidade de sinapses, as transmissões entre um neurônio e outro", prossegue Reimão. "E, para que elas se formem, é preciso estímulo. O sonho é um momento de atividade intensa do cérebro, que favorece a criação das sinapses." É uma etapa fundamental para a inteligência — quanto mais estímulos, melhor.

Ensino acelerado
Quer dizer então que o feto cursa uma espécie de pré-escola na barriga da mãe? Em termos, sim. "Já foi mostrado que o recém-nascido prefere e se acalma com músicas que ouviu durante a gestação", diz Berenstein. "Acredito que a sensibilidade musical possa começar a se formar dentro do útero."
Há histórias impressionantes, como a do maestro canadense Boris Brott, que, quando criança, estranhava a facilidade com que aprendia trechos de algumas obras. Comentou isso com a mãe, que era violoncelista, e ela lhe disse que esses trechos eram exatamente aqueles que ela tocava enquanto estava grávida e não voltou a executar depois. Também é possível que a habilidade lingüística comece a ser adquirida na fase final da gestação. As mães que conversam com o feto estariam habituando-o ao ritmo e à musicalidade da língua. "Há relatos de crianças que passaram a gravidez em um país estrangeiro, onde a mãe falava outro idioma, e depois tinham dificuldade em aprender a língua pátria", conta Maria Valeriana.
Ainda não se sabe o quanto se pode aprender no útero. Mas não há dúvida de que, ao sair da sua salinha escura depois de nove meses, você já nasceu sabendo ser o que é. Ao menos um pouco.
O feto percebe o mundo fora do útero.

Os nervos começam a chegar aos pés, mãos e genitais. O bebê vai ter as primeiras sensações táteis e começa a sentir o contato com a mãe.

neurônios, mas muitos estão isolados uns dos outros. O bebê não ouve nem vê, mas já sofre com a ansiedade materna.
O cérebro começa a decifrar os sentidos.

Boa parte das células nervosas já está formada e transmite impulsos nervosos, como os produzidos pelo tato e pela audição.

Já há nervos em quase toda a pele. O feto já sente prazer com a massagem de carinho que a mãe faz na própria barriga.
Quase todos os sentidos funcionam.

O bebê tem receptores táteis em toda a pele e em grande quantidade. Já chora e quase sorri.

O cérebro recebe impulsos nervosos vindos de todas as partes do corpo, transmitindo todos os tipos de sensações.

Os primeiros estímulos visuais permitem que o feto distinga claro e escuro.

O bebê já sente o gosto e o cheiro do líquido amniótico que o envolve.

A audição está totalmente pronta e as vozes lá fora vão habituá-lo à língua.

fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/1998/conteudo_65694.shtml:

Dsenvolvimento do feto 24 semanas - 6 meses


Semana 24 da Gravidez 
Nesta altura do campeonato a realidade de ter um bebê já bateu na porta (talvez pelo fato de que você não conseguir ver seus pés :). Certifique-se de falar sobre como você está sentindo com as pessoas mais chegadas e importantes para você, amigas, pais, irmãos, médico, cabeleireira, a pessoa sentada ao seu lado no ônibus ... ah, fale pra todo mundo! Manifestar as suas dúvidas sobre "ser mãe" vai ajudar você se acostumar com a idéia.
Quer saber o que está acontecendo em seu corpo, seu bebê e sua vida esta semana? Continue lendo...

Seu corpo

Crescimento durante a gravidez é outro desses sintomas malucos que você não esperava. E você pode estar se perguntando quem está colocando Rogaine (tratamento de recrescimento capilar) em seu shampoo. Tudo isso deve-se ao acréscimo de hormônios em seu corpo.
Infelizmente, o crescimento de pêlos não é limitado a sua cabeça. Você pode começar a notar um cabelo (ou 47) em alguns lugares diferentes como nas bochechas, costas, barriga  acima do lábio superior (aquele buço) e no queixo. Pode ser que algum metido a engraçadinho venha te chamar de mulher barbuda.
A boa notícia é que utilizar pinças, cera quente, sentinelle e eletrólise geralmente são aceitos  como seguros durante a gravidez. A má notícia? Todos eles podem doer muito como, hum ... como depilação com cera. Então, fique à vontade para ignorar os pelos extras. Nós prometemos, seu obstetra não vai julgá-la mal.
O seu útero encontra-se agora entre 3,8 - 5,1cm acima de seu umbigo. Deve ser um pouco estranho ver que o seu umbigo está começando a "aparecer demais". Não se preocupe, ele voltará a seu estado pré-gravidez pouco após o parto.

Seu bebê

Seu bebê não está apenas sentado (sobre a bexiga) sem fazer nada, ele está trabalhando intensamente preparando para a vida fora do útero-aprimorando seus pulmões e ganhando uns quilos. Ele vai ganhar uns 200 gramas só nesta semana.
Outros destaques desta semana:
As coisas estão começando a ficar um pouco apertado no interior do útero, conforme o bebê cresce, e vai crescendo mais e mais. Suas costelas provavelmente não estão como nos bons e velhos tempos, quando elas não tinham um pé permanentemente entre elas. Detesto ser quem vai dizer isto para você, mas vai piorar antes que fique melhor.
As orelhas do seu bebê estão completamente funcionais agora. Você poderá notar que ruídos fortes e movimentos bruscos podem assustar o pequeno dentro de você. Ele está se acostumando com os sons do quotidiano no interior do útero: o som do seu coração batendo, seus pulmões inalando e exalando ar, o ronco do seu estômago, porque o seu marido prometeu que iria trazer aquele duplo hamburger e até agora não chegou!
O bebê ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamãe em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebê e conversar com ele chamando-o pelo nome.
O bebê tem uma orelha interna agora plenamente desenvolvida. Isso significa o seu senso de equilíbrio está funcionando e ele sabe se está pendurado de cabeça para baixo ou de pé. Ele também pode sentir você em movimento, por isso vá em frente, coloque suas músicas favoritas e dance com seu bebê.
Nessa fase de gestação, o pequeno já está bastante serelepe. Consegue dar cambalhotas dentro da barriga mãe e dar chutes e socos fortes.

baby development pregnancy calendar


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Convite do Chá de Bebê

Está pronto os convites do chá de bebê do Allison...
eu mesma fiz!!!


Ele tem formato de saquinho para guardar os sachês de chá... O chazinho fica lá dentro... bem cherosinho!!!!

COMO FAZER:
Primeiro peguei o molde...
Depois fiz o modelo com imagnes do google!!!

Ficou uma graça né???


Esse é o molde original:
Fonte: http://carlinhahcl.blogspot.com/2010/11/saquinho-de-cha-especial-para-o-cha-de.html

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Diario da Mamãe - 23 semanas

O Bebê
Hoje o Allisom está completando 23 semanas, já tem cílios sombrancelha e unhas.
Ele está com 630 gramas, chutando muito, agora da para sentir bem!!!
No  pré natal foi pedido novamente os exames de laboratório de sangue e de urina, tudo normal, isso faz parte da rotina.

A Mamãe
Ver o meu filhote mexendo cada vez mais da uma baita alegria e empolgação...
Essa semana aproveitei para esterilizar as roupinhas... lavei tudo com sabão de coco, na hora de passar coloquei um pouco de colônia de bebê para dar um cheirinho gostoso! Depois disso coloquei em sacos plásticos para não correr o risco de enfectar. 
É bom ir antecipando algumas coisas como essas lavagens, não deixar tudo para os últimos dias, pois as dores no corpo, nas costas e nas pernas começam a a aparecer e isso tudo da um trabalho!!!

O Papai
Agora ele sentiu a vidinha pulsando, ou melhor, chutando forte e com frequência... Que legal!
Esse momento é de muita alegria e amor!!!
Estamos loucos para fazer a ecografia 3D e conhecer o rostinho do Allison.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Nutrição na Gravidez

Sabemos que mulher que tem uma alimentação adequada durante a gestação tem menos complicações e dão a luz bebês mais saudáveis. Toda gestante precisa de alimentos nutritivos para se manter saudável, ganhar a quantidade de peso desejável e fornecer ao seu filho os nutrientes que ele necessita para crescer e se desenvolver de maneira adequada.
NUTRIENTES
Proteínas, calorias, vitaminas e minerais são essenciais para o desenvolvimento de um bebê saudável.


CALORIAS- apartir da 10ª semana de gestação são necessárias de 200 300 kcal/dia. Sendo os carboidratos as fontes primárias de calorias e o fornecimento de energia. Alimentos ricos em carboidratos são: as frutas e os amidos (pães, cereais, grãos, batatas, milho). Dê preferência aos integrais, são mais saudáveis.

PROTEÍNAS- São necessárias p/crescimento do útero seios, placenta e do bebê. Formação de células vermelhas do sangue; desenvolvimento dos músculos e sistema nervoso.
Fontes: De origem animal - Carne bovina, aves, peixes, ovos, leite e derivados.
De origem vegetal – Leguminosas (Feijões, lentilha, ervilha seca, grão de bico), soja, amendoim.

VITAMINAS- São necessárias para a maioria das funções do corpo. Todas as vitaminas são importantes durante a gravidez e a maioria pode ser obtida através de uma alimentação variada.
Ác. Fólico: é uma vitamina B, ajuda a formar as células brancas e vermelhas do sangue. Auxilia na formação do material genético das células.
Fontes: hortaliças folhosas verdes, leguminosas, fígado de boi frutas cítricas, trigo integral, brócolis, ricota, iogurte, cereais fortificados.
Vitamina C: apresenta múltiplas funções. Atua no sistema imune, protegendo o organismo contra doenças, na prevenção e tratamento da anemia (melhora a absorção do ferro no organismo)
Fontes: acerola, goiaba, morango, manga, mamão, pimentão, espinafre, couve- flor.

MINERAIS – Muitas funções. Os mais importantes são:

FERRO e o CÁLCIO.

Ferro: A necessidade deste mineral dobra durante a gestação. Este mineral ajuda a formar as células vermelhas do sangue, evitando anemia. Fontes: carnes vermelhas, fígado, peixe, aves, leguminosas (feijão, lentilha e ervilha), vegetais folhosos verdes, ovos e melado de cana.

Cálcio: São necessárias quantidades extras, principalmente no 3º trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo e os dentes estão se formando. Seu corpo também está estocando cálcio para a produção de leite após o nascimento do bebê. São recomendadas quatro porções deste grupo diariamente. Escolha produtos de laticínios pobres em gordura eles têm menos calorias e mais cálcio. 
Fontes: leite e derivados, sardinha e salmão (origem animal);
Espinafre, couve, folhas de mostarda, amêndoas, figos secos e alimentos fortificados com cálcio. 


GANHO DE PESO :O ganho de peso deve ser suficiente para promover o desenvolvimento completo de seu bebê. Em geral, o ganho de peso deve ser: 
1° trimestre: + 1 a 2 quilos no total
2° trimestre: 400 a 500 g por semana                   
Cada mulher tem a sua variação individual de ganho de peso.
A maioria ganha, em média, 11 a 15 kg.


 DICAS SAUDÁVEIS
 * Ganhar peso suficiente (11 A 15 kg)
 * Aumentar fracionamento da dieta (6 x dia)
 * Aumentar a ingestão de vegetais e frutas (cruas)
 * Evitar uso de óleos nas saladas (limão,ervas aromáticas)
 * Limitar o uso de alimentos gordurosos, frituras, preparações concentradas em açucares (doces, balas, refrigerantes)
 *Utilizar 1 tipo de alimento energético em cada refeição (batata, farinhas, massas, arroz etc.)
 *Aumentar a ingestão de líquidos entre as refeições
 *Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C junto com o almoço e jantar
 *Aumentar gradualmente a ingestão de fibras
 *Consumir com moderação café, chá preto, chimarrão
 * Evitar completamente fumo, drogas e álcool
 * Reduzir o consumo de açúcar – Alimentos Dietéticos - EVITAR
 * Atividade física – Benefícios p/ gestante – SEMPRE COM ORIENTAÇÃO MÉDICA


LEMBRE-SE: O importante na alimentação da gestante é qualidade e não quantidade

sábado, 1 de janeiro de 2011

Desenvolvimento do feto na gravidez - 22 semanas:

feto no quinto mês, a crescer tem que continuar! Não admira que você está ficando tão grande, agora você está abrigando um maravilhoso bebe que pesa quase um quilo e mede quase um pé de comprimento. Seu pâncreas pequeno perfeito é agora mais desenvolvido e eles também começaram a produzir seus próprios hormônios! O futuro de seu bebê no circo como um mundo-famoso-Walker corda bamba, é seguro: a sua orelha interna agora é desenvolvido a tal ponto que eles têm seu próprio senso de equilíbrio. Sorte para o seu pequeno explorador, o equilíbrio também promove a destreza física, que tem sentindo ativamente as suas imediações onde a pele, partes do corpo, eo cabo residente umbilical são as grandes experiências sensoriais. Seu bebê metros de comprimento, agora as suas rugas estão aparecendo a cada semana. Não se preocupe, todas as rugas em excesso é apenas a forma da sua pele de planejamento antecipado para o momento em que eles vão começar a acumular e formar um bebê irresistível.