quarta-feira, 6 de julho de 2011

Hernia Umbilical

Quando o Allison estava com o seus 2 mesinhos apareceu uma hernia umbilical.. mais eu mamãe de 1ª viagem nunca tinha visto tal coisa, então me desesperei...  fui ao Pediatra e ele disse que não era nada de mais, que isso é comum acontecer...
 
A seguir à queda do cordão umbilical e à cicatrização do umbigo, todavia fica uma pequena abertura, chamada de anel umbilical, na parte mais interna do abdómen, precisamente no local onde originalmente, se encontrava a comunicação dos vasos sanguíneos que levavam o alimento da mãe para o feto. Esta abertura mantém-se, pois a musculatura abdominal, ainda não está totalmente desenvolvida nem consolidada.

Por esta razão, pode acontecer que uma parte do intestino saia através desta pequena abertura e provoque um aumento de volume nesta zona (inchaço), ao nível da cicatriz umbilical. Trata-se pois de uma hérnia umbilical. As suas dimensões, podem ser muito variáveis e dependem do tamanho do anel umbilical.

O choro, aumenta a pressão abdominal e provoca um aumento das dimensões da hérnia, o que impressiona e preocupa muito os pais. É de utilidade saber, que esta situação não comporta um verdadeiro risco para o bebé e que não se tem a certeza se devemos impedir que a criança chore para evitar possíveis complicações.

O melhor conselho, é não aplicar nenhum remédio e não se preocupar se durante o choro a hérnia aumenta de volume. Normalmente, o processo de cura dá-se. como se descreveu atrás, de forma espontânea e é pouco provável que este tipo de hérnia provoque algum transtorno, como pode acontecer com outros tipos de hérnia.
Há que considerar o seguinte: quando as dimensões da hérnia (protuberância ou inchaço) são muito grandes, é muito pouco provável que o anel umbilical se feche de forma espontânea e faça desaparecer a hérnia como acontece nos casos em que ela é muito pequena. Se depois de um ano de vida do bebé, não se notar uma diminuição ou redução progressiva da dimensão da hérnia, é mais que inevitável ter-se que recorrer a uma intervenção cirúrgica. No entanto, deverá ficar claro que esta é uma situação extrema e bastante rara e normalmente, espera-se sempre que o organismo responda a esta situação e se dê uma cura espontânea, até que o médico veja que, inevitavelmente, tem que se recorrer a uma cirurgia para corrigir a hérnia e faze-la desaparecer.

Olha ai a melhora do umbiguinho dele em apenas um mês:

Um comentário: